Sobre formas femininas

Ela escolheu a publicidade para exercitar profissionalmente a sua criatividade. Mari Vilas assina uma coleção de gravuras inspiradas nas mulheres negras da capital baiana, a cidade mais negra fora do continente africano, suas personagens que gritam Eu sou neguinha! trazem referências da pop art em vetores vibrantes.

A autora sempre gostou muito de desenhar, mas as "artes" da infância não se limitavam ao papel e lápis, "eu inventava arte com sucata, modelava bonequinhas de barro, biscuit, fazia móveis de boneca com caixas de fósforo, e por ai vai..." lembra. Eu sou neguinha tem a finalização digital mas muitas vezes o ponto de partida vem ter técnicas mais orgânicas, como o lápis, nanquim e a aquarela.









Por enquanto Eusou neguinha! conta apenas com quatro personagens, todas com o visual retrô e com estética própria dos anos 1970. Esse período foi marcado pela construção do que significava ter o espírito livre e se refletiu em menos rigidez no jeito de se vestir e nas noites dançantes em discotecas. Agora nos anos 2010 a mulher está reencontrando a sua auto estima e ressignificando os conceitos de beleza.

Em Sexyfation Mari Vilas usa e abusa das curvas femininas em mulheres gordas cheias de sensualidade. São passistas, integrantes do Olodum e até indígenas. "Elas surgiram num momento ocioso quando eu trabalhava no estúdio de design, todas as vezes que o Photoshop ou o Ilustraitor demoravam para salvar os arquivos eu rabiscava no papel." lembra. Agora o que antes era só um rabisco à lápis ganhou acabamento com nanquim e tinta.






Mari é parte do time de artistas do Colab55ou seja, esses e outros trabalhos dela podem estampar uma série de produtos incríveis de decoração, papelaria, bolsas ou vários acessórios.

Comentários