Super Domínica e a Caribbean Justice



Super Domínica é uma heroína caribenha com habilidades incríveis e poderes baseados nos recursos naturais da ilha em que vive. Criação do ilustrador e designer gráfico Albert Pierre em 2005, a personagem foi concebida a partir da expansão de uma série em quadrinhos chamada The Dominican Patriot, seu traje tem como base as cores da bandeira nacional e a capa vermelha representa suas origens Kalinago. A história de Dominican Patriot é focada no povo amerídio primitivo da Domínica, dá destaque a várias características da cultura local, sua história e os recursos naturais dos quais o povo da ilha tira o seu sustento.



Apesar da população Kalinago ser muito pequena na ilha, eles são detentores de uma herança cultural muito rica. Nos últimos anos personagem já passou por uma série de reboots mas hoje as pessoas já conseguem reconhecê-la com mais facilidade e o número de fãs cresce cada dia mais. A história dos The Dominican ainda não foi concluída mas está em desenvolvimento.

Criar personagens que possam representar a cultura de um povo pode ser bastante trabalhoso por exigir muita pesquisa, Super Domínica é parte de um universo ainda maior de heróis onde cada um representa uma ilha caribenha, a Caribbean Justice, uma espécie de Liga da Justiça Caribenha. O projeto não é sobre enfiar personagens em colants e máscaras para se mostrar, as histórias precisam se encontrar de forma envolvente para que tudo aconteça com fluidez, mantendo aspectos não ficcionais do arquipélago. 

Alguns personagens são inspirados em heróis nacionais de cada ilha. Da mesma forma que a Marvel e a DC colocam seus protagonistas em conflitos históricos para justificar a ação e, de alguma forma, colocar tensões políticas mundiais em pauta através dos quadrinhos, os criadores da Justice Caribean usam da "ficção histórica" para reafirmar e valorizar o povo caribenho.




Comentários