De vestir | Adidas

Eu evitei falar da nova coleção da Adidas em parceira com Pharrell Williams por razões de, achei muito comercial e acho que não tem nada haver com a proposta do blog. As fotografias do Pharrell e a construção do conceito aplicado nas peças são realmente lindos e tinham muito a cara das coisas que costumo postar por aqui. Mesmo assim não postei. Hoje vi essas fotos maravilhosas e pensei, “gente peraí, antes de ser um lance comercial demais tem uma construção de autoestima aqui que precisa ser falado!”.

Há quem ache estranho uma coleção inteira só com modelos negros, mas nunca acharam estranho a ausência dos tipos anteriormente. Certa vez uma colega se surpreendeu ao saber que eu mantinha, mesmo timidamente, um blog. Perguntou sobre o que era,  e como as coisas ainda estão engatinhando por aqui, me permiti responder apenas "coisas de pretinha!". Ela se assustou e soltou um sonoro:
Como assim? Mas nós branquinhas também merecemos algo sobre o que gostamos? Por que tem que ser só de pretinha? O que vocês tem que nós não temos?
Respondi meio sem graça, por que sim estou amadurecendo o debate que levanto aqui, que homens  e mulheres brancos já tem o mundo inteiro falando coisas lindas sobre eles. Eu escolhi postar minhas "coisas de pretinha" por que quando folheio revistas, não me vejo na maioria das páginas, se quer vejo um esforço em transformar a ocupação desses espaços de forma justa e igual para negros, indígenas, caucasianos, asiáticos... O conceito de beleza é caucasiano! A nossa beleza é sempre sectarizada, é exótica, é negra.

Beleza, em teoria na forma mais rasteira de pensamento que consigo me lembrar tem haver com simetria e paridade. Questões que parecem não existir no back stage da alta costura e da moda universal. Mas acho que falar disso agora tira o brilho da campanha feita para colação, que é linda e ponto.

 Então amores, deleitem-se e sonhem com essas lindezas por que eu estou em cólicas com cada peça.










Comentários