Ilustração | Debret

Quando Jean Batiste Debret lançou Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em 1835, mesmo sendo um artista respeitado, a publicação foi um fracasso de vendas. O fiasco não estava nem de perto justificado à falta de habilidade do artista, mas com a abordagem política que ele dera as suas gravuras. Debret era jacobino e tinha ligação com o império napoleônico, foi exilado por 15 anos (1816-1831) aqui no Brasil e nesse período conviveu com índios, africanos, colonos aristocratas e portugueses que viviam pelas bandas de cá. Muitas de suas gravuras retratavam os colonos brancos com um tom jocoso o que não agradou muito...

Apesar de não ser declaradamente racista, ele acreditava que os negros eram inferiores aos brancos em inteligência; mas isso não o impediu de denunciar os maus tratos praticados pelos colonos sobre os escravos. Talvez você conheça muitas de suas aquarelas através de livros escolares.

O livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil foi reeditado e lançado esse ano. Seu trabalho é hoje a principal fonte de conhecimento sobre usos e costumes do período colonial no Brasil.






Comentários