Ilustração | Carmen Costa



O Doodle Google de hoje (5 de julho) é em homenagem a Carmen Costa, cantora e compositora brasileira,o dia em que faria 96 anos. Carmen é autora das músicas "Está chegando a hora" e "Cachaça não é água", letras que foram regravadas por diversos artistas e fazem sucesso até hoje. A cantora, apesar de atender por Carmen Costa, se chama Carmelita Madriaga. Essa preta maravilha trabalhou como empregada doméstica do o cantor Francisco Alves, foi descoberta em uma festa pela então famosa Carmen Miranda.

A artista se destacou no rádio com sambas que passam reconhecidos por gerações. Estreou num show de calouros, entre os anos de 1930 e 1940. Carmen foi campeã no concurso de Calouros de Aru Barroso e daí em diante trocou as vassouras e esfregões pelos microfones e palcos. No começo, ela era dupla do cantor e compositor Henricão.

Sua canção mais famosa, "Está Chegando a Hora", foi também seu primeiro sucesso.  Outras faixas de sucesso incluem Aquela Noite, Cachaça (Não É Água Não) e Tem Nego Bebo Aí. Além disso, é dela a "Marcha do Cordão da Bola Preta", música-tema do conhecido bloco de carnaval carioca homônimo.

Em 2003, ainda viva, foi tombada como patrimônio cultural do Brasil pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e escreveu a música "Tombamento". Depois de longa carreira como um dos maiores nomes do carnaval do Rio de Janeiro e do Brasil, Carmen encantou-se aos 87 anos, no Rio de Janeiro, no dia 25 de abril de 2007.

Comentários