Ilustração | Maryangela Alves

Eu sou profundamente apaixonada por todo tipo de ilustração, sem distinção de técnicas ou artistas, desde que comecei o blog encontrei um montão de artistas maravilhosos cheios de história para contar sobre seus trabalhos. Maryangela Alves é uma delas! A moça desenha desde pequena, como a maioria das crianças, aos 10 anos de idade ganhou o concurso da revista Istoé; aos 12  fez cursos de desenho artístico e vários outros que a fizeram tomar gosto pela coisa e começar a pensar nisso como ofício. Formou-se em design gráfico, trabalhou um tempo como ilustradora e, recentemente, está se reencontrando com as formas mais primitivas de criação artística.

"Na faculdade tudo era muito digital, feito direto no computador... De uns tempos pra cá, novas experiências com técnicas artesanais como o crochê e o bordado têm influenciado muito o meu trabalho de ilustradora." lembra a artista. As pessoas acham exageram quando falamos que o público infantil, principalmente a minha geração, é carente de personagens negros, e que essa representação é fundamental para construção da autoestima dos pequenos. Boa parte das personagens da Mary são mulheres negras, mas nem sempre foi assim.

"Eu sempre gostei de desenhar mulheres e universo feminino, desde Criança e até alguns anos atrás eu geralmente desenhava brancas e era automático. Provavelmente isso era reflexo de uma sociedade que sempre valorizou padrões de beleza eurocêntricos. Se alguém me pergunta porque desenho mulheres negras, minha primeira resposta é: e por que não?"

Assumir os cabelos crespos também foi parte dessa transformação que se estendeu para o papel. Daí em diante passou a se interessar mais pela cultura e a estética africana. Tudo  reflexo da sua sua jornada de auto conhecimento como mulher e como negra. "Não gosto de 'panfletar', mas se me preocupo com uma causa isso acaba transparecendo no meu trabalho naturalmente." destacou.

Hoje ela se arrisca, com êxito, em aquarelas onde aprende diariamente a lidar com a técnica.













Comentários