Música | Minha Rapunzel de Dreads

Quando a gente descobre a MC Sofia não é difícil perceber a força que essa moça tem. Hoje essa pretinha veio com tudo! O clipe da música Minha Rapunzel tem Dread conta com a participação da empresária Ana Paula Xongani, direção de Marco Loschiavo, Rogo Castro, Fernando Moraes e Rodolfo Garcia. Mais uma vez ela rompe com o esteriótipo da princesa branca e indefesa. Lembro que quando começaram os rumores sobre a primeira protagonista negra da Disney o conto de fadas que me veio a mente foi o da Rapunzel. Fazia todo sentido visto que a cultura negra é uma dos principais expoentes em termos de tranças. Mas aí veio a Tiana que é um encanto, apesar dela passar a maior parte do filme transformada em perereca encantada...

Sofia convida as meninas a criarem princesas que tenham a imagem que vemos no espelho. Depois de uma geração inteira assistindo histórias como as da Branca de Neve, A pequena sereia e Cinderela talvez fosse complicado construir essa personagem. Até a gigante Disney passou a rever os seus padrões de heroínas, e pelas minhas contas, já temos três princesas triunfantes independentes dos príncipes. E precisamos de mais!

Sofia, é certo que a gente nem quer mais ter uma princesa parecida com a gente, Queremos ser fotógrafas, piloto de avião, presidentas, rainhas de nossas próprias escolhas e talvez até MC's como você. Obrigada pelo clipe que para todas nós é um presente!

 

Comentários