#NegroDrama - Surrealista e metafórico


Inspirado na música Negro drama, dos Racionais MC's, o fotógrafo e designer Gabriel Ribeiro cria série de ilustrações que questionam a imagem do homem negro no Brasil. As metáforas visuais foram espalhadas em São Paulo pelo artista em forma de lambe-lambe, algumas acompanhadas dos versos do rap carregado do Mano Brown.

Negro drama foi lançada em 2002 e fazia parte do álbum Nada como um dia após outro dia, na época muito elogiado pela crítica. Em 2007, entrou para a lista dos 100 maiores discos da música brasileira, segundo a revista Rolling Stone. Assim como os trabalhos anteriores, o CD veio carregado de crítica social e discursos sobre o racismo institucional praticado pelo estado, principalmente das forças policiais. Tema que para muitos é motivo de ódio ao sistema, provocou tristeza profunda em Gabriel quando ouviu Negro drama pela primeira vez.
"Eu não lembro quantos anos eu tinha ao certo na época, mas lembro que fiquei muito triste. Não era uma música que me gerava revolta. Ouvir tudo aquilo e me identificar... Só depois eu fui entendendo alguns trechos da música, e,  me entendendo. Mas a primeira vez que ouvi, fiquei muito pra baixo."
Hoje, Gabriel reconhece a importância de estar presente nos mais diversos espaços, mesmo diante da resistência de algumas pessoas, e foi daí que surgiu a série de gravuras #NegroDrama. A proposta é levantar a questão de como a sociedade ainda enxerga o homem negro e a quais lugares ele pertence. Tendo como base figuras humanas, o artista aplica digitalmente elementos da natureza que atravessam ciclos, flores, luas, serpentes e até borboletas.


Os motivos botânicos florescem das memórias de infância com a avó, mostrando que tudo na natureza possui um começo, um meio e um fim. A vida, em sua essência mais pura, exige renovação. O artista nos convida a lançar um novo olhar sobre o negros através desses elementos. As serpentes representam a dualidade do perigo e da cura, um animal que de modo geral é sempre tratado como ameaça e que só reage quando se sente em perigo.



"Você não é descendente de escravo por que você veio da África, você é descendente de rei. Lá haviam muitos reis, muitos guerreiros. Por que você é pretinho você é escravo? Nossos antepassados foram escravizados, você não é escravo."






Comentários

  1. Uau! Gostei muito do post e de conhecer um pouquinho mais. Ele manda muito bem nas ilustrações mesmo! =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo maravilhoso trabalho .lindo demais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do que leu? Conta pra mim!