Tipo Pantera Negra manja?

Com estréia prevista para dia 15 de fevereiro, o longa metragem solo do Pantera Negra já mobiliza fãs no mundo e no Brasil. Uma das reivindicações do movimento negro sempre foi a falta de representatividade e protagonismo na mídia. O príncipe T'Challa surge no universo dos quadrinhos em 1966, período marcado pela luta dos direitos civis sob a liderança do pastor Martin Lutter King e Malcom X, e não podemos esquecer, a criação do Partido dos Panteras Negras. No entanto os criadores garantem que o nome do personagem não foi uma referência à organização partidária.

Natural de Wakanda, país fictício situado numa região desconhecida do continente africano, o T'Challa herda a roupa de seu pai que faleceu num atentado na sede da ONU no filme Capitão América - A guerra Civil. A aparição do herói no longa já foi tão substancial que rapidinho a Marvel cuidou em falar mais do cara. Quero muito escrever mais detalhes sobre o filme e sobre o herói mas ainda não vai ser agora, HAHAHA! O assunto aqui é esse som maravilhoso do Emicida.


Garra, razão e frieza.  Muito mais que falar da força e das habilidades do Pantera, o single é uma over dose de referências a filmes, desenhos, personagens e personalidades negras, feito um grande dicionário de verbetes afro que todo mundo deveria conhecer. Nas redes sociais alguns fãs até comentam que "é tanta referência foda que a gente precisa correr no Google pra descobrir quem são e o que fizeram" e é bem isso mesmo.

Em preto e branco, grafismos animados inspirados na estética de pixações urbanas em vermelho, Emicida traz a noite como camuflagem, mas não se esgueira, se impõe e diz a que veio. Mais ainda, não chegou até ali sozinho. A real é que ele nos convida a seguir essa estrada de cabeça erguida, sem medo nem vergonha. Se somos quem somos e estamos onde estamos é por que alguém deu o suor e o sangue para que isso fosse possível.

Emicida e Evandro Fióti, irmão e sócio no Laboratório Fantasma, são um respiro no mercado fonográfico, meio que se habituou a deformar artistas brilhantes para torna-los mais "consumíveis", e contam somente com a ajuda dos fãs em plataformas digitais para que o swig alcance o sucesso esperado por seus realizadores. Então meu amigo, sobe o som que o Pantera Negra tá chegando.

Comentários