As mulheres de illi

Inspirada pelas mulheres de sua vida Íldma Lima, ou simplesmente illi, lança sobre o papel tinta e água criando personagens encantadoras e dominadas por madeixas que parecem ter vida própria. Não por acaso, os cabelos em movimento representam o desejo de mudança de pensamento, de mente inquieta e projeção de um novo jeito de enxergar a mulher negra.
"Dificilmente você verá mulheres negras sendo ilustradas, pintadas, num contexto simples, comum, ordinário. Sem temas, sem motes. Apenas desenhadas, imersas em suas idiossincrasias e naturalmente hospedadas no contexto comum da vida"
Felizmente, com o grande volume de influenciadoras, a indústria de cosméticos despertando para esse nicho de mercado, cada vez mais mulheres estão aceitando e cultivando seus cabelos naturais. Em seus desenhos illi constrói versões fluidas de afeto e casualmente fortes. Casualidade por que a resistência da mulher negra se dá em escolhas simples como assumir o cabelo crespo.

De olhos fechados e sempre despertas, as figuras de illi são a tradução de um mergulho em si mesma, o resgate do amor próprio que nos foi tomado ainda meninas. Em cada curva de suas personagens  a artista traça novos caminhos, e enxerga no processo criativo motivação para constante desenvolvimento
"Desenho de superfície é uma coisa mágica. Quando você começa a fazer acha que pode sair riscando o mundo afora. Já as aquarelas tem uma lugar muito especial nesse caminho artístico, principalmente por ser um processo sempre em evolução."













Comentários

  1. Que imagens lindas. É mesmo raro ver ilustrações de mulheres negras. Linda iniciativa da artista e lindas obras.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do que leu? Conta pra mim!