Mulheres na história da África


Num esforço contínuo para promover e integrar princípios de igualdade de gênero em suas ações ao redor do mundo, sobretudo na educação, a Organização das Nações Unidas, financiada pelo governo da Bulgária lança o E-book Njinga a Mbande, Rainha do Ndongi e do Matamba. A publicação é parte da fase II do programa A História geral da África da Unesco. Precedida por uma coleção completa de oito volumes, traduzidos para treze línguas sobre o tema  e disponibilizados gratuitamente pelo site da Unesco.

Njinga a Mbande viveu entre 1581 e 1663, se destacou como governante, diplomata e estrategista. Em 1622 é enviada a Luanda para negociar a paz entre seu povo e os portugueses que aportaram na costa da África Austral a fim de capturar mão de obra escrava. Em 1624, com a morte do irmão, ela assume a coroa e o papel de soberana excepcional, usando espiões para conseguir informação privilegiada sobre os colonizadores. 


A publicação também conta com dossiê pedagógico e uma história em quadrinhos que ajudam a compreender e trabalhar melhor com a biografia. São 56 páginas sobre a vida da personagem principal, fazendo conexões com o contexto de Angola na época seus desafios, como o tráfico de escravizados(as), construção de identidade da população e como a figura e atitudes de Njinga inspiraram diversas religiões de origem africana.

Comentários