Herdeiros de rainhas e guerreiros

Foto: Prince Gyasi


Descendemos de rainhas e bravos guerreiros, homens e mulheres que, arrancados de sua terra natal, se arriscaram, e muitas vezes pagaram com a própria vida, na luta pela liberdade.  Os que sobreviveram à longa travessia do atlântico trouxeram consigo a herança de gerações, suas crenças, suas tradições. Somos filhos desse povo, nossos mestres e mestras são legado vivo dessas nações, que sabemos tão pouco ainda, mas que tem emergido pouco a pouco a cada dia.

Com sorte estamos voltando ao passado e retomando a história que nos foi negada, os líderes que a história apagou, as tradições que motivaram perseguições e encarceramento. Seguimos resistindo, só que agora é nosso o corpo que dança, as mãos que pintam, tocam instrumentos, as que escrevem , são nossas as palavras e a voz.

 Estamos entre os mestres e os doutores, os sonhadores e os que fazem acontecer, No pátio de São Pedro ou no Teatro Santa Isabel, somos o popular e o erudito. Todo dia celebramos a memória de nossos ancestrais, e cada conquista só é possível por que eles gritaram liberdade. Salve Zumbi! Salve Dandara! Salve Luísa Mahin! Salve Dragão do Mar!

Comentários