Nós por nós mesmos



No dia 26 de outubro, o Museu da Abolição abriu as portas para o grande público conhecer a mostra fotográfica do Coletivo AFROGRAFIA. O grupo se reune diante da necessidade de trazer uma renovação histórica visual do povo negro narrado, e registrado, pelo próprio povo negro. A proposta apresenta imagens de onze fotógrafxs negrxs de Pernambucanos e radicados no estado, que contribuem com a construção de uma narrativa emancipatória dos brinquedos populares e religiosidades de matrizes africanas em diáspora pelo estado.



Rennan Peixe, Kayo Ferreira, Karla Fagundes, Priscilla Melo, Jadson Dantas, Jan Ribeiro, Murilo Dayo, Renata Mesquita, Marlon Diego, Rodrigo Ramos e Laila Swahili trazem consigo diferentes vivências e maneiras de enxergar o imaginário negro, afirmativo e identitária. O grupo se une na intenção de reivindicar reconhecimento público de seus trabalhos como artistas.Tomando para si retomada do espaço que, geralmente, ainda lhes é negado. O Museu da Abolição apresenta-se como um importante instrumento de valorização da cultura negra dentro da cidade do Recife e estado de Pernambuco, por isso foi o escolhido para abrigar a instalação. 



AFROGRAFIA funciona como um espelho da alteridade, onde os autores das obras enxergam-se como artistas negrxs em um contexto branco, elitizado e com acesso extremamente limitado dos espaços artísticos pertencentes a um mesmo circuito social. É um contraponto ao contexto preenchido de imagens negras produzidas por não-negros nas galerias excludentes que legitimam a arte e ‘fetichizam’ nossos corpos como subalternos.


SERVIÇO
Data: 26 de outubro a 30 de Novembro de 2019
Local: Museu da Abolição, R. Benfica, 1150 - Madalena, Recife - PE, 50720-00
Visitação: terça a domingo das 9h às 17h
Entrada Franca

Comentários