Para uma rainha sua coroa

Eis que o curta animado Hair Love, de Matthew A. Cherry, conta a história de um pai preto aprendendo a lidar com o cabelo de sua filha, pela primeira vez, e eu sei bem o pânico que isso dá em muitas famílias.Toda menina preta já passou pela experiência de ouvir de algum adulto que cuidar "desse cabelo é uma luta", que não é fácil etc etc... 

A dificuldade, na maior parte das vezes está em não enxergar as potencialidades que as texturas diversas do cabelo crespo ou cacheado podem alcançar. Querem esconder o volume, amarradar para disfarçar, esticar e pentear de qualquer jeito para que fique apresentável... A protagonista de Love Hair sabem bem o tantão de formas que seu cabelinho pode tomar, e obrigada a todasa as blogueiras negras que permitiram essa narrativa ser tão possível e realista. E por saber, exige do pai o respeito que o seu cablinho merece, não só isso, dá os caminhos para o pai inexperiente trilhar. E é aí que o amor entra no meio.

Os cabelos de nossos pequenos não precisam ser domados ou amansados. Precisamos tratrar essa experiência de forma afetuosa e acolhedoura. Hair love é um presente de aquecer o peito e marejar os olhos. Toda família preta precisa assistir juninho.


Comentários