Gente | Scar face

Não exagero falar que toda mulher, em algum momento da vida, já desejou com todas as suas forças mudar alguma coisa no seu corpo. A real é que nunca tá bom, nunca somos lindas o suficiente. O somos gordas demais, ou magras demais, ou altas demais, ou baixas demais, ou com a pele negra demais... ai chega cansa lembrar. Há quem lembre de campanhas da Dove ou da Quem Disse Berenice que tem como foco principal mulheres reais como eu e você. 

No universo da alta costura e das passarelas a exigência é ainda maior. Mesmo com a disparidade em termos de representação da diversidade étnica nos desfiles, um obstáculo a ser transposto, corpo , seja qual for, precisa ser perfeito. No mês passado a revista Teen Vogue publicou uma entrevista, aliás, uma série de entrevistas rápidas com cinco modelos, que, há alguns anos atrás, estariam a quilômetros de distância desse mundo por uma razão simples, cicatrizes.

"Todo mundo tem cicatrizes, algumas visíveis, outras não. Eu tenho sorte que vocês podem ver a minha."
Foto: Jai Odell

Adau Mornyang é sudanesa, mora em Nova Iorque e já fez trabalhos incríveis. Ela conta que quando era mais nova os colegas da escola diziam que ela jamais seria beijada por um garoto. Hoje lida muito bem com a marca que frequentemente é confundida com uma mancha de chocolate.A cicatriz é resultado de um acidente na cozinha de casa. Chegou a procurar um cirurgião plástico para remover a marca, mas os médicos disseram que nada podia ser feito, agora ela resolveu abraçar a característica que a torna única e especial.

"Eu acredito que tudo acontece por uma razão. Talvez se eu não tivesse essa cicatriz eu não estaria aqui contando a minha história"


Yanii Gough já trabalhou em editoriais da Adidas e da revista Vogue. Sua cicatriz é mais recente, aconteceu em 2010, A Elegant Magazine chegou a dar destaque a marca em uma de suas edições com uma foto de Yana Bardadim. Ver uma mulher fotografando outra mulher, e, um detalhe que em tese seria uma falha, é profundamente simbólico, sobretudo para uma revista tão importante com a Elegant.

O conceito de beleza está em constante transformação hoje. Não estamos mais tão acorrentadas ao padrão eurocêntrico e imaculado, a diversidade e o real são a bola da vez.

Comentários