Ilustração | Cláudia Silva Ferreira

Estar nas redes sociais é muito mais que curtir e compartilhar conteúdo e encontrar material que engaje, atraindo views, comentários e compartilhamentos. O Alma de Pretinha nasceu do desejo de compartilhar o trabalho de artistas que nos toquem a alma por compartilhar a pele e o sangue de um povo forte. Foi através do Instagram que conheci as ilustrações de hoje. Elas pertencem a mais de um autor e são uma homenagem a história de Cláudia Silva Ferreira. 

Ela estava no Morro do Congonha, subúrbio do Rio de Janeiro, foi considerada suspeita pela PM e levou dois tiros. Depois disso foi colocada no porta malas de uma viatura para ser socorrida no Hospital Carlos Chagas. No caminho o porta malas se abriu, e Cláudia ficou presa pela roupa ao veículo sendo arrastada por mais ou menos 350 metros, chegando já sem vida ao hospital. Os ferimentos provocados pelo asfalto ao longo do caminho podem ter causado sua morte, mas o laudo médico aponta os tiros como principal motivo.

As meninas do Think Olga insatisfeitas com a cobertura sensacionalista feita pela imprensa tradicional, convocou ilustradores e voluntários a para representar Cláudia de forma sensível e respeitosa através do projeto 100 vezes Cláudia e o resultado foi lindo. No primeiro update, em 24h de lançamento do projeto elas alcançaram as 100 homenagens. Selecionei algumas das que mais gostei entre as 200 homengens, e claro, se quiser ver as outras vai lá no Think Olga.

Bruna Souza

Chrysippo Aguiar

Fábio Fiorentino e Mirelli Fernades

Haroldo Elias

Júlia Dolce

Mayra Freitas

Pupillas

Ramon Cavalcante

Sabrina Sandberg
Ticiano Alves

Comentários