Fotografia | Projeto MC1R

Há algum tempo eu tinha fixação por fotos de pessoas ruivas; seguia um monte de perfis do tumblr que colecionavam imagens de várias pessoas de cabelos alaranjados e até cheguei a ter um painel do pinterest dedicado a eles. Hoje eu descobri o ensaio MC1R da fotógrafa Michelle Marshall e fiquei profundamente encantada.

O nome do projeto faz referência ao gene que determina se a pessoa vai ou não ter os cabelos ruivos. Ela fotografou pessoas que receberam esse gene recessivo formando alelos homozigóticos produtores da proteína que os geneticistas consideram "defeituosas" e inativas. [sim eu amo genética!] A série mostra negros e asiáticos ruivos. Muita gente acredita que, via de regra, os ruivos têm aparência caucasiana e são descendentes de celtas, a série fotográfica de Michelle mostra que há muito mais do que podemos imaginar!

Alguns de seus modelos fotografados passaram por situações bem constrangedoras por conta da falta de conhecimento das pessoas sobre essas questões genéticas. Como é o caso de Holly, que é filha de uma mulher negra de Trinidad com um inglês branco. "As pessoas achavam que minha mãe era minha babá".











Comentários