De volta pra casa com Jesuton

A londrina Jesuton lançou no final de 2016 o single Home, que dá nome ao seu mais recente álbum, na trilha sonora da novela Rock Story na TV Globo. A composição tem tempero brasileiro, uma vez que é fruto de uma parceria da cantora com Bernardo Martins. O clipe apresenta uma cena onírica de reencontro com ela mesma ainda menina, trilhando o caminho de volta para casa. A canção fala sobre medo, insegurança e questões tão comuns a adolescência e juventude.

Home é a canção de um sonho, de um olhar para dentro de si, de se deparar mais uma vez com o que antes fora desconhecido. Não sei até que ponto a cantora é militante da causa negra, mas esse resgate de nossa ancestralidade é recorrente em várias linguagens artísticas, mesmo que seja um retorno a um passado breve, lembrar de onde viemos é reconhecer que não chegamos ao ponto onde estamos hoje sozinhos. Alguém caminhou por nós antes.

Abordagem semelhante a gente também encontra no clipe Mãe do rapper brasileiro Emicida lançado em maio de 2016 no dia das mães. Claro que Jesuton dá uma pegada muito mais leve, e talvez mais próxima de algo ligada a um relacionamento que ela considera falido, ou uma fuga do mesmo. Vale a pena conferir.

Comentários