Ilustração | Emerson Dias


Uma das memórias mais fortes de qualquer pessoa são as aulas de arte e os desenhos sobre como foram as férias, o que mais a gente gostava de fazer e tantos outros temas. É legal quando aquilo que era uma atividade pedagógica ou brincadeira vira profissão, com Emerson Dias foi assim. "Eu fazia meu time de futebol, os desenhos que assistia na televisão. Hoje tenho algum contato com crianças e percebo que desenhar é algo muito natural, comigo foi também foi assim." lembra o artista.

Emerson imprime em seus trabalhos uma influência gigantesca do grafite e de movimentos artísticos de vanguarda como o Cubismo, o Futurismo e o Surrealismo. Claro não dá para deixar de fora a influência de outras linguagens artísticas como o cinema, a música e a poesia. Não é difícil encontrar as referências da cultura pop traduzidas em arte gráfica. Atualmente Emerson tem trabalhado bastante com ilustração digital, sobretudo pela praticidade e a gama de possibilidades para combinação de cores. "Material de arte geralmente é bem caro, fora que não se encontra em qualquer lugar. Por isso uso meu computador a maior parte do tempo. Mesmo assim gosto de usar outras técnicas, com menos frequência, faço telas, aquarelas, customizo objetos e já fiz alguns murais também" destaca.

Boa parte das personagens de Emerson são negras, e isso é fruto de seu amadurecimento como artista "Quando mais novo não queria tratar da questão racial em meus trabalhos e hoje enxergo de outra forma, tento expressar de forma sutil a beleza que muitos não conseguem enxercar ainda. Minhas ilustrações são ferramentas para mostrar a diversidade que não enxergamos as mídias convencionais"












Comentários

  1. Incríveis as ilustrações do Emerson!
    Fico sempre muito admirada com ilustrações porque sou péssima nisso - sempre fui, desde pequena, quando desenhava as minhas férias haha - mas sou completamente fascinada!

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
  2. Nossa que trabalho incrível! lembra uns bombs que vejo em BH

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do que leu? Conta pra mim!